Reconhecimento ISO 17025

Alcilene Vieira – Ascom Rmal

A Rede Metrológica de Alagoas (RMAL) entregou, em 03 de janeiro de 2017, ao Laboratório de Ensaios Ambimet Monitoramentos Ambientais, o Certificado de Reconhecimento, após atendimento aos requisitos estabelecidos na norma NBR ISO/IEC 17025:2005. Com isso, ele tornou-se o pioneiro em Alagoas, no seguimento de medição da qualidade do ar, a receber tal certificação.

Obter o Certificado de Reconhecimento da NBR ISO/IEC 17025 representa um posicionamento de mercado, uma vez que ela comprova que o laboratório executa suas atividades com precisão e resultados de alta qualidade, como destacou o sócio-diretor da Ambimet, Idvando de Moura, “nossa razão de ser é baseada na prestação de serviço de qualidade e a norma 17025 só veio agregar ainda mais”.

A ISO 17025 tem a função de padronizar internacionalmente os processos de testes de laboratórios de calibração e de ensaio, por isso, o próximo passo da Ambimet será solicitar do Inmetro a visita técnica de um auditor para que sejam validadas todas as adequações realizadas na empresa, exigidas pelos requisitos da norma, e, assim, receber a acreditação nacional pelo Órgão. “Isso trará uma abertura de mercado ainda maior para Ambimet, uma vez a empresa entra para lista dos laboratórios acreditados nacionalmente, tornando-se apto para atender empresas de grande porte que exigem a acreditação do Inmetro, como é o caso da Petrobrás, entre outras”, salientou a gestora e consultora da RMAL, Shirley Vital.

RMAL 17025.4

Ela ainda destaca que umas das estratégias da RMAL é ampliar a rede de laboratórios do estado de Alagoas com reconhecimento do Sistema de Gestão da Qualidade com base na 17025. É um reconhecimento em nível estadual onde os laboratórios se prepararam para receber uma acreditação em nível nacional, passando por auditorias criteriosas, o que garante que tenha um padrão internacional, sendo então divulgados no site do Inmetro, podendo atender em todo país, com resultados de ensaios aceitos em outros países, uma vez que o Inmetro tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA).

Isso significa dizer que o cliente ao trabalhar com laboratório certificado pela ISO 17025 tem a certeza de que ele é adequado para o controle e análise das amostras, dentro de padrões ambientais e de segurança. Pois, todo corpo técnico é treinado para coletar e analisar as amostras de resíduos conforme os parâmetros da norma, com qualificação constante. Além disso, são feitas auditorias e melhorias do processo, garantindo segurança e tranquilidade nos resultados.

Ganhadora do Prêmio Competitividade Alagoana 2017, promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e Sebrae, a Ambimet foi destaque na categoria serviço. O prêmio avaliou o nível de maturidade da gestão e a qualidade dos serviços prestados, o que aumenta, consequentemente, a competitividade da empresa. “Alinhamos à empresa na gestão e no processo durante todo ano de 2017, tanto com a consultoria de Gestão quanto com a consultoria da ISO 17025, isso fez toda diferença para conseguirmos conquistar a premiação, o que nos traz grande satisfação por saber que o estamos fazendo está no caminho certo”, enfatizou o sócio-diretor da Ambimet, Thiago Monteiro.

RMAL 17025.2

Parceria que deu certo!

A Ambimet é parceira direta da RMAL, entrando agora para o time de laboratórios associados. Ela já utilizou todos os serviços disponíveis na Rede, desde curso, consultorias, ensaios, calibrações, reconhecimento e avaliação das conformidades. Além de atender demandas de consultorias do Sebrae via RMAL.

“Fechamos em 2017 seis contratos com o setor cerâmico de Alagoas, via Sebraetc, através da Rmal, o que nos abriu um leque de oportunidades no mercado, e aumentou a visibilidade de nossa empresa, além da credibilidade. Crescemos muito através dessa parceria. É importantíssimo para o micro e pequeno empresário ter esse apoio, nos incentiva a prezar ainda mais pela qualidade de nossos serviços prestados”, destacou o sócio-fundador Idvando de Moura.

“A expectativa é que em 2018 essa parceria fortaleça ainda mais para que possamos atender empresas de outros seguimentos como escolas, clínicas, bancos, supermercados, ou qualquer uma que se enquadre no Sebraetec, e que precise de nossos serviços”, finalizou o sócio-fundador, Thiago Monteiro.

Sobre a Ambimet

Fundada em 2009 por dois recém-formados dos cursos de engenharia química e engenharia ambiental da Universidade Federal de Alagoas, ávidos para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática, arriscando-se no mundo dos negócios, eis que surge a Ambimet, com foco na gestão ambiental das empresas.

Após vários estudos, os amigos, e então sócios, perceberam a oportunidade do mercado, a qual se apresentava no cenário local, e então decidiram atuar nas áreas de monitoramentos ambientais, qualidade do ar, interno e externo, e emissões atmosféricas em chaminés, pautando seus serviços em legislações obrigatórias, tendo como base na prestação de seus serviços a confiabilidade, qualidade nos resultados, transparência e respeito aos seus clientes.

O laboratório firmou-se no mercado alagoano e em estados vizinhos, atendendo dentre outros, aos métodos ABNT, EPA, CETESB e Stander Methods para coletas e análises das amostras. Oferece ainda medições em todas matrizes gasosas industriais, ambientais e agentes químicos e físicos inerentes a Higiene Ocupacional do trabalhador.

Dentre os serviços ofertados destacam-se as medições em emissões atmosféricas de chaminés ou dutos, o monitoramento do ar ambiente e do ar climatizado artificialmente, e os estudos de modelagem matemática de dispersão atmosférica.

A Ambimet tem como prioridade em seus objetivos a certificação e acreditação das normas ISO 9001:2008 e ISO 17025:2005.

Ao longo dos anos, a Ambimet não só contribuiu para a qualidade da gestão ambiental nas empresas, mas também com o desenvolvimento econômico do estado de Alagoas, gerando trabalho e renda, atualmente, para 15 famílias, as quais são suas dependes diretas.